Efeitos de intervenção educativa na qualidade ética do consentimento livre e esclarecido
Resumo
Intervenções educativas têm sido utilizadas para melhorar a compreensão do Consentimento Livre e Esclarecido. Algumas delas têm se mostrado ineficazes, indicando a necessidade de assegurar a qualidade do consentimento. Este estudo analisa os efeitos de intervenção educativa no aprimoramento da qualidade ética do Consentimento, envolvendo 148 participantes que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para participar de ensaio clínico realizado no Nordeste de Minas Gerais/Brasil. Desse total, 105 participaram de intervenção educativa instrumentalizada por jogo de tabuleiro, enquanto 43 apenas assinaram o TCLE daquele ensaio clínico. Para avaliar os efeitos da intervenção educativa foi aplicado o Questionário de Avaliação da Qualidade do Consentimento Livre e Esclarecido. Os participantes da intervenção demonstram maior conhecimento sobre as informações do ensaio clínico, sofrendo menor influência quanto à decisão de participar. Os resultados sugerem que a intervenção educativa favorece a qualidade do consentimento livre e esclarecido na participação em pesquisas clínicas.