Mutilações dentárias: os dilemas da prática na visão de docentes universitários
Resumo
O presente artigo discute e analisa pesquisa sobre a prática da extração de dentes (exodontia) como tratamento preponderante no serviço público, sob a ótica dos docentes das disciplinas que trabalham com a mesma na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Adicionalmente, reflete sobre o compromisso ético do ensino, propondo maior aproximação entre a Academia e o serviço. Para tanto, faz uma investigação de caráter qualitativo, utilizando na coleta dos dados a técnica da entrevista semi-estruturada. O material empírico revela que os docentes admitem que a exodontia no serviço público é umprocedimento negativo, considerando sua preponderância sobre outras práticas odontológicas, quando da atenção às camadas populares. Constata, por fim, o distanciamento entre a Academia e o serviço e uma real necessidade de repensar a prática e o ensino odontológicos, bem como construir uma cultura ética no período de formação do cirurgião-dentista.
Palavras-chave:
Exodontias, Odontologia, Ensino, Serviço público, Aspectos éticos
Como Citar
1.
Amorim KPC, Germano RM, Avelino AN de O, Costa Íris do CC. Mutilações dentárias: os dilemas da prática na visão de docentes universitários. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 6º de julho de 2009 [citado 13º de novembro de 2024];17(1). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br./revista_bioetica/article/view/83