Cuidados paliativos: desafios para o ensino em saúde

Autores

Resumo

Esta revisão de literatura objetivou analisar a produção acerca dos cuidados paliativos e da formação de profissionais da saúde durante a graduação. Foi realizada revisão integrativa de literatura na base Periódicos Capes, com os descritores “cuidados paliativos” e “ensino”, apenas em português, dos últimos cinco anos. Dos 61 artigos encontrados, após filtros e leitura de título e resumo, foram selecionados dez. Constatou-se que as grades curriculares da maioria dos cursos de saúde não incluem o ensino dos cuidados paliativos, ocasionando despreparo teórico, prático e psicológico. Evidenciou-se o papel fundamental que a filosofia e a bioética têm na formação dos profissionais de saúde, como indutoras de condutas profissionais mais éticas, adequadas e humanas. A dinâmica teoria-prática foi a mais sugerida como forma de inserir adequadamente os cuidados paliativos no processo de formação dos cursos de saúde.

 

Palavras-chave:

Cuidados paliativos. Ensino. Formação profissional.

Biografia do Autor

Lariane Marques Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS

Como Citar

1.
Pereira LM, Oliveira de Andrade SM, Theobald MR. Cuidados paliativos: desafios para o ensino em saúde. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 5º de abril de 2022 [citado 3º de dezembro de 2024];30(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br./revista_bioetica/article/view/2716