Ética, bioética e educação física: revisão sistematizada de uma convergência necessária

Autores

  • Lilian Suelen de Oliveira Cunha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Hellmann Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina

Resumo

Este artigo busca identificar o que se tem publicado em termos de ética e bioética no campo da educação física em revistas científicas. Realizou-se uma revisão sistematizada da literatura em janeiro de 2020 nas bases LILACS, SciELO, Web of Science, Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed, Scopus, Eric e SPORTDiscus. Foram encontrados artigos em inglês publicados entre 2005 e 2018, sendo 12 estudos selecionados de acordo com os critérios de inclusão previstos. Resultaram quatro categorias: educação física como meio para o desenvolvimento pessoal no âmbito escolar, potencial do esporte como meio para a educação moral como formação de virtudes, nível de conhecimento de profissionais de educação física sobre ética e ética na formação desses profissionais. Considera-se que, apesar de questões alusivas a ética e bioética na educação física figurarem na literatura, é necessário ampliar os estudos nessa temática, ainda à margem da produção científica no campo.

Palavras-chave:

Bioética. Ética. Educação. Educação física e treinamento.

Biografia do Autor

Lilian Suelen de Oliveira Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina

Profissional de Educação Física, Mestre em Saúde Coletiva. UFSC.

Fernando Hellmann, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina

Doutor. Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina

Como Citar

1.
Cunha LS de O, Hellmann F. Ética, bioética e educação física: revisão sistematizada de uma convergência necessária. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 6º de julho de 2022 [citado 23º de novembro de 2024];30(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br./revista_bioetica/article/view/2752