Ensino de bioética em pós-graduações na área de medicina III

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é verificar como o ensino de ética/bioética está inserido nas grades curriculares dos programas de pós-graduação stricto sensu na área medicina III, conforme classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, nas regiões Norte e Nordeste. Trata-se de estudo documental, descritivo e exploratório, de natureza qualiquantitativa. Utilizou-se a Plataforma Sucupira para buscar as seguintes informações sobre os programas: estado, instituição, nome do programa, categoria (acadêmico/profissional), nota, obrigatoriedade e nome da disciplina, carga horária e site do programa. Foram encontrados nove programas na área medicina III, sobretudo mestrados profissionais, e a maioria deles oferece disciplinas ligadas a ética como obrigatórias. Verificou-se que disciplinas ligadas a ética/ bioética estão presentes em todos os programas, embora com diferentes cargas horárias. São necessários estudos futuros que investiguem as abordagens metodológicas para ensino de ética nos cursos da área.

Palavras-chave:

Ética, Bioética, Programas de Pós-graduação em Saúde

Como Citar

1.
Ferreira Cantão JL, Mendes Santos C, Cordeiro Gallotte J, Prado Ramos I, Torres Ribeiro E, Sousa de Paula S, et al. Ensino de bioética em pós-graduações na área de medicina III. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 20º de junho de 2024 [citado 21º de novembro de 2024];32. Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br./revista_bioetica/article/view/3685