A ética no ensino superior na área da saúde: uma revisão integrativa

Resumo

Revisão integrativa com o objetivo de analisar como a ética no ensino superior na área da saúde é abordadana literatura, desenvolvida no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2011, mediante pesquisa realizadanas bases SciELO e PubMed. Doze artigos preencheram os critérios de inclusão e as áreas com maior destaqueforam Medicina (6), Odontologia (3) e Enfermagem (2), um deles publicado em conjunto com a área de ServiçoSocial, e um artigo sobre Saúde Pública. Por meio da análise de conteúdo, foram eleitas duas categoriastemáticas: métodos e estratégias de ensino e avaliação da aprendizagem da ética. A análise indicou que asquestões envolvidas no ensino-aprendizagem da ética são complexas e incluem incertezas e diversidade deopiniões e valores morais. Os alunos devem trabalhar com o tema em disciplinas com abordagem transversal,oportunidade de trocar ideias e refletir sobre as questões.

Palavras-chave:

Teaching, Ethics, Health

Como Citar

1.
A ética no ensino superior na área da saúde: uma revisão integrativa. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 9º de abril de 2013 [citado 21º de novembro de 2024];21(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br./revista_bioetica/article/view/795