Integridade científica na educação de profissionais de saúde

Autores/as

  • Quésia Ferreira Barbosa
  • Camila Serra Rodrigues Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Maria Rita Carvalho Garbi Novaes Escola Superior de Ciências da Saúde

Resumen

Resumo

A falta de rigor ético e metodológico no meio acadêmico evidencia a necessidade de mudanças na educação em saúde a fim de restabelecer boas práticas científicas. Esta pesquisa foi motivada pela carência de artigos brasileiros
que relacionem a promoção da integridade científica à formação dos profissionais de saúde por meio da análise de diretrizes curriculares e códigos de ética profissional. Assim, foram analisadas as diretrizes curriculares e os códigos
de ética de seis áreas de ciências da saúde: medicina, enfermagem, farmácia, nutrição, odontologia e biomedicina. Observou-se que, de modo geral, tanto as diretrizes quanto os códigos não contemplam termos relacionados à
integridade científica, divulgação científica, estímulo à pesquisa, plágio e manipulação de dados.


Palavras-chave: Educação em saúde. Códigos de ética. Métodos. Ética em pesquisa. Temas bioéticos. Experimentação humana. Bioética.

Palabras clave:

Educação em saúde. Códigos de ética. Métodos. Ética em pesquisa. Temas bioéticos. Experimentação humana. Bioética.

Cómo citar

1.
Barbosa QF, Rodrigues CS, Novaes MRCG. Integridade científica na educação de profissionais de saúde. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 21 de marzo de 2019 [citado 23 de noviembre de 2024];27(1). Disponible en: https://revistabioetica.cfm.org.br./revista_bioetica/article/view/1685