Ética médica y formación de médicos

Autores/as

Resumen

El nuevo Código de Ética Médica entró en vigor en 2019 mediante la Resolución CFM 2.217/2018. Este artículo aborda los lineamientos de este documento, buscando identificar si reflejan cambios en la sociedad y cómo los conceptos éticos tratados durante la formación médica impactan la práctica profesional médica. La muestra cualitativa con datos primarios y secundarios constó de 15 entrevistas semiestructuradas, seleccionadas por el criterio “bola de nieve”. Los participantes fueron los médicos del Programa de Residencia Médica del Complejo Hospital de Clínicas de la Universidad Federal de Paraná. Los preceptos del código resultaron estar acordes con los derechos humanos y la bioética. Pero es insuficiente la ética que se aborda en la formación. Así, por tener fuerza de ley y fundamentarse en principios morales, el Código de Ética Médica dispone de la regulación de la práctica médica, sin embargo, una conducta médica basada en lineamientos éticos requiere actualización profesional.

Palabras clave:

Códigos de ética. Ética médica. Educación médica.

Biografía del autor/a

Thays Helena Barbosa Sanchez, Universidade Federal do Paraná, UFPR.

Médica com CRM-PR PF, CRM-MS PF e CRM-MS PJ ativos. Indicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná para realizar o Curso de Instrutor do ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support) da American Heart Association - AHA, USA (2020-atual). Pós-Graduanda, lato sensu, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2020-2021) e Graduada pela Universidade Federal do Paraná (2020).

Ipojucan Calixto Fraiz, Universalidade Federal do Paraná, UFPR.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) , Residência Médica em Pediatria pelo Hospital de Clínicas da UFPR, Mestrado e Doutorado em Sociologia pela UFPR. Atualmente é professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFPR atuando no curso de Medicina e na Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Tem experiência na área de Medicina, Saúde Coletiva e Educação Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da família, sociologia da saúde e da medicina, políticas de saúde e educação médica. É coordenador do Curso de Medicina da UFPR. É avaliador e membro da Comissão de Aprimoramento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM) do Ministério da Educação. É avaliador e membro da Comissão de Acreditação do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME), sistema ligado ao Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Educação Médica. Participa do Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde e do Grupo de Pesquisa em Política, Avaliação e Gestão em Saúde, ambos da UFPR.

Cómo citar

1.
Sanchez THB, Fraiz IC. Ética médica y formación de médicos. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 6 de julio de 2022 [citado 23 de noviembre de 2024];30(2). Disponible en: https://revistabioetica.cfm.org.br./revista_bioetica/article/view/2571