O Atual Ensino da Ética para os Profissionais de Saúde e seus Reflexos no Cotidiano do Povo Brasileiro
Resumo
O presente ensaio relativo ao estado atual do ensino da ética para os profissionais de saúde, em seu conjunto e os reflexos no cotidiano da sociedade é aberto com considerações sobre a origem da ética no cuidado ao semelhante. O autor discorre sobre a origem quase comum da medicina e ética à luz da história da sociedade humana.Examina o estágio atual do ensino da ética nas escolas de medicina no país, chamando à reflexão elementos para uma reforma do ensino deontológico. Para tanto, analisa documentos e trabalhos relativos ao tema. Em seguida, enumera os objetivos imediatos da formação ética para o profissional de saúde, oferece os fundamentos éticos e legais além de um breve histórico da participação dos Conselhos de Medicina na divulgação da Ética Médica. Apresenta documentos de importância histórica relativos ao tema e discute o modelo ético ideal à luz dos interesses da sociedade. Por fim, reitera a sua convicção de que a formação do médico, em especial, não pode prescindir da modelagem ética sem o que o mesmo se transforme em técnico operador de máquinas e repassador de drogas.Palavras-chave:
Ensino da ética, efeitos sociais adversos, reforma do ensino sobre ética
Como Citar
1.
Gomes JCM. O Atual Ensino da Ética para os Profissionais de Saúde e seus Reflexos no Cotidiano do Povo Brasileiro. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 4º de novembro de 2009 [citado 23º de novembro de 2024];4(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br./revista_bioetica/article/view/396