Ensino da bioética nos cursos de Enfermagem das universidades federais brasileiras

Resumen

Trata-se de artigo de pesquisa documental voltado a identificar a oferta da disciplina ou da temática bioéticanos cursos de graduação em Enfermagem das universidades federais brasileiras. Adotou-se como critério básico de seleção de amostra a disponibilização online do projeto político-pedagógico do curso de Enfermagem. Foram identificadas 16 instituições (27%) que atendiam ao critério, e a bioética constava na grade curricular ou era apresentada como temática específica em oito delas (50%). A outra metade da amostra não oferta a disciplina ou discute transversalmente o tema, embora sete cursos (43,75%) ofereçam disciplinas correlatas: ética; legislação em enfermagem; exercício da enfermagem; deontologia. Verificou-se que um curso (6,25 %) não oferta nenhuma disciplina referente à temática. A falta de padronização curricular em relação à oferta da disciplina permite concluir que a formação profissional em enfermagem é prejudicada e que isso também estabelece discrepância entre os cursos das diferentes instituições.

Palabras clave:

Bioética, Ética, Ensino da Enfermagem

Cómo citar

1.
Ensino da bioética nos cursos de Enfermagem das universidades federais brasileiras. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 9 de abril de 2013 [citado 13 de noviembre de 2024];21(1). Disponible en: http://revistabioetica.cfm.org.br./revista_bioetica/article/view/735