Conhecimento de docentes universitários sobre a atuação do Comitê de Ética em Pesquisa
Resumo
O objetivo desse estudo de caráter qualitativo foi compreender o conhecimento de docentes de uma universidade pública brasileira acerca da atuação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) institucional na apreciação de protocolos, bem como seu entendimento sobre o significado das recomendações do comitê. Foi desenvolvido entre dezembro/2010 e junho/2011 com docentes de diferentes áreas do conhecimento de uma universidade estadual, a partir de entrevista semi-estruturada. Utilizou-se técnica de análise de conteúdo, identificando-se duas categorias: regulamentação de pesquisas envolvendo seres humanos e submissão de protocolos à avaliação do CEP. Os discursos revelam que os docentes conhecem a Resolução 196/96 de forma insatisfatória. Avaliam positivamente a atuação do CEP, ainda que possuam limitações quanto ao conhecimento sobre o procedimento de avaliação ética. A avaliação do CEP significou para os docentes processo necessário para garantir direitos dos sujeitos participantes e permitir posterior publicação dos dados.