O professor como cuidador
Resumen
O presente artigo foi escrito pelos integrantes da equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAP), ligado à Pró-Reitoria de Ações Comunitárias da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Traz pequena reflexão a respeito do mito de Quiron como mestre e cuidador, articulando-o à função do professor em suas principais atribuições junto aos alunos ou 'discípulos'. A seguir, apresenta considerações a respeito das atribuições do professor, principalmente no que se refere ao cuidado como estudante tanto do ponto de vista pedagógico quanto do aspecto saúde, e na concepção de bemestar em todos os aspectos existenciais. Prossegue com apontamentos em relação aos cuidados que o professor precisa ter consigo próprio para exercer seu magistério em plenitude. Finaliza com algumas considerações sintetizadoras das idéias apontadas ao longo do artigo, complementando com breve apresentação do trabalho realizado no CAP, equipe que acolhe e procura cuidar da saúde de colegas e estudantes no âmbito universitário.
Palabras clave:
Formação profissional, Relação cuidador-cuidado
Cómo citar
1.
Neto AC, Moreira JP, Seger Ângela P, Rodrigues G de M, Araújo JM, Potrich JK, et al. O professor como cuidador. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 2 de julio de 2009 [citado 21 de noviembre de 2024];14(2). Disponible en: https://revistabioetica.cfm.org.br./revista_bioetica/article/view/19