Percepção, interesse e conhecimento de docentes de fisioterapia sobre a ética na profissão

Autores

  • Átila Barros Magalhães Universidade do Estado do Pará (Uepa) Campus XII.
  • Monique Natálle Silva Pereira Universidade do Estado do Pará (Uepa) Campus XII.
  • Bruno Nonato Pedroso Nascimento Universidade do Estado do Pará (Uepa) Campus XII.
  • Mardson Danilo Sousa de Lima Universidade do Estado do Pará (Uepa) Campus XII.
  • Rafaela Okano Gimenes Universidade do Estado do Pará (Uepa) Campus XII.
  • Renato da Costa Teixeira Universidade do Estado do Pará (Uepa) Campus XII.

Resumo

Este estudo objetivou avaliar aspectos relacionados ao interesse, percepção e níveis de conhecimento sobre ética em fisioterapia entre docentes da área de uma universidade pública na Amazônia brasileira. Participaram 18 professores, que responderam às 21 questões distribuídas nos eixos “interesse”, “percepção” e “níveis de conhecimento”. Os dados foram trabalhados em frequência absoluta e relativa. No eixo “interesse”, 77,77% (n = 14) indicaram a Internet como principal fonte de atualização sobre ética em fisioterapia. Em termos de “percepção”, 94,44% (n = 17) consideraram a postura ética dos alunos em suas avaliações. Quanto aos “níveis de conhecimento”, 83,33% (n = 15) erraram ao dizer que a prescrição terapêutica só pode ser instituída depois da consulta. Portanto, é necessário aprofundar o conhecimento e estimular a reflexão ética dos docentes sobre sua postura ética, tendo em vista o próprio crescimento e a formação dos discentes.

Palavras-chave:

Ética. Fisioterapia. Docentes.

Como Citar

1.
Magalhães Átila B, Pereira MNS, Nascimento BNP, Lima MDS de, Gimenes RO, Teixeira R da C. Percepção, interesse e conhecimento de docentes de fisioterapia sobre a ética na profissão. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 20º de julho de 2016 [citado 21º de novembro de 2024];24(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br./revista_bioetica/article/view/1295