Questionamentos éticos relativos à graduação e à Residência Médica

Autores/as

  • Délio José Kipper
  • Jussara Azambuja Loch

Resumen

Os autores, partindo dos objetivos da formação médica, consideram que estes só podem ser atingidos com a participação de pacientes como sujeitos no processo de ensino-aprendizagem e mostram os riscos e benefícios neste contexto. Levantam o problema de como realizar esta tarefa sem desrespeitar a dignidade das pessoas doentes, contemplando seus direitos de participação nas decisões sobre sua saúde. Do ponto de vista ético, apresentam os princípios e valores que podem justificar o fato de ter graduandos de medicina e médicos residentes participando dos cuidados de pacientes. Após analisar a fundamentação ética para justificar este treinamento em serviço, apresentam algumas recomendações para a realidade brasileira e concluem chamando a atenção para as responsabilidades de todos os envolvidos na formação dos médicos.

Palabras clave:

formação médica, ética, responsabilidade, pacientes-sujeitos

Biografía del autor/a

Délio José Kipper

Doutor em Medicina, professor da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (2005- 2007)

Publicado:

2009-11-03

Cómo citar

1.
Kipper DJ, Loch JA. Questionamentos éticos relativos à graduação e à Residência Médica. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 3 de noviembre de 2009 [citado 4 de diciembre de 2024];10(2). Disponible en: https://revistabioetica.cfm.org.br./revista_bioetica/article/view/217